OBJETIVO
Criar cavalos dóceis, com excelência na marcha batida e fortes na estrutura.
LINHAGENS UTILIZADAS
Em 1980, em função da escassez de bons cavalos de trabalho na fazenda, Nelson e Claudia adquiriram as primeiras matrizes da raça Mangalarga Marchador, oriundas do sul de Minas dos sufixos Ara, Traituba, Angaí, AV. Estas éguas foram acasaladas com Xerife AJ, exímio marchador, que conferiu beleza racial e padronização. Na geração seguinte foram usados dois cavalos Santa Lúcia, ambos de linhagem JB: Netuno e Pensamento. Sempre com foco principal no andamento, avançou-se no quesito estrutura e diagramação.
Netuno está inscrito no Livro de Mérito pela sua grande prole premiada em vários criatórios. Destaca-se como matriarca a filha Galera do Paredão, de origem Ara, que deixa grandes matrizes em vários criatórios.
Pensamento de Santa Lúcia participou do projeto ousado “Brasil 14.000” em que percorreu mais de 17.000km atravessando o país do Aiapoque ao Chuí.
Suas filhas Uvaia e Via Láctea Paredão foram premiadas em muitas exposições importantes.
Atualmente, a eguada Paredão é servida por Bronze JB da Ogar e Cobalto Paredão, filho de Original do Passo Fino em Pirâmide Paredão. Foi usado também o reprodutor Rádio VJ da Santa Lúcia, de propriedade de Virgílio Junqueira Reis, introduzindo assim a linhagem Favacho no criatório.
A Fazenda Paredão mantém um rebanho estabilizado em aproximadamente 40 matrizes, o que permite uma seleção criteriosa, onde somente machos de comprovado valor genético são reservados como garanhões.
 
Xerife AJ – Reservado Campeão Nacional - Macapê 1978
Netuno de Santa Lúcia – Reservado Campeão Nacional Cavalo Jovem BH 1987
Pensamento de Santa Lúcia – participante do projeto Brasil 14.000 em 1993.
Grupo de matrizes